Um dos cartões-postais da cidade com efeitos especiais. Adicione aí o “sumiço do Papai Noel” e uma pitada de músicas pop de diferentes décadas com letras renovadas. Essa é a fórmula que encantou o público curitibano na noite desta terça-feira (6), com a primeira apresentação de “Papai Noel na terra da Sumiçolândia”, no Sesc Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques. Outras sessões serão realizadas nesta quarta (7) e quinta (8), a partir das 20h30. A entrada é gratuita.
Para quebrar o gelo, o espetáculo trouxe uma das vozes mais conhecidas dos curitibanos: com os mesmos efeitos das linhas de ônibus da cidade, a frase “próxima parada, estação Natal” rendeu boas risadas. A seguir, seguiu-se o mistério da noite: o Papai Noel desapareceu da fábrica de brinquedos, na véspera do dia 25. Para solucionar o mistério, são recrutadas as chamadas “crianças menos egoístas do mundo”, que irão procurar o bom velhinho na terra da Sumiçolândia.
O espetáculo vai se desenvolvendo com boas sacadas, como até mesmo a desconfiança de ter acontecido o “impeachment do Papai Noel”, e versões alternativas para canções conhecidas do público. Faixas como “Mamma Mia”, do ABBA, e “Let It Go”, de Demi Lovato (da animação Frozen) ganharam uma nova roupagem com letras divertidas.
Com duração de 45 minutos, o espetáculo coloca diferentes cores e efeitos sobre a fachada do Paço da Liberdade. Além de diferentes roupagens para o ponto turístico no Centro de Curitiba, o público pode enviar selfies durante o show com a tag #NatalNoPaço2016 para terem suas fotos exibidas nas paredes do prédio que já sediou a prefeitura de Curitiba.
Segundo a organização do evento, 2,5 mil pessoas assistiram ao espetáculo. Entre eles, o fisioterapeuta Ricardo Gabriel, de 36 anos, que levou os pequenos Nicolas, de 10 anos, Lorenzo, de 8, e Micael, de 1, para conferir o show. “Ficamos com a última música grudada na cabeça. A história é muito boa e a iluminação surpreende demais”, destaca Gabriel.
Reclamação
Mas nem tudo são flores no Centro de Curitiba. O técnico de informática Julian Gomes, 42, não tem nenhuma crítica ao espetáculo, que considerou “muito interessante”, mas acredita que o Centro da cidade precisa ser melhor vivido nesta época do ano. “Quatro anos atrás, todas as ruas eram iluminadas e o comércio funcionava até tarde. Os curitibanos precisam voltar a viver o Natal na cidade, mas falta incentivo. Com mais iluminação e investimento das músicas nas lojas, teríamos mais público e o Natal seria mais bonito em Curitiba”, finaliza.
“Papai Noel na terra da Sumiçolândia”. Paço da Liberdade, Praça Generoso Marques. Nesta quarta (7) e quinta (8), a partir das 20h30.
Veja como foi:
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora