Matinhos O movimento na BR-277 em direção às praias do Paraná deve crescer a partir de hoje, antevéspera do Natal. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima um aumento de 50% no fluxo de veículos em direção ao litoral comparado aos fins de semana que antecederam o verão. A concessionária Ecovia, que administra a BR-277 entre Curitiba e as praias, calcula que cerca de 28 mil veículos (112 mil pessoas) devam passar pela praça de pedágio entre hoje e domingo. Já o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Casas Noturnas do Litoral (Sindilitoral) aguarda a chegada de 150 mil pessoas. O número é maior porque também contabiliza quem viaja pela BR-376 e acessa o litoral por Garuva.
O movimento mais intenso deve ser registrado amanhã de manhã. "Nos fins de semana, a BR-277 tem uma média de 600 veículos por hora em dias normais. Para o Natal, estamos esperando picos de até 2 mil veículos/hora. Na BR-376, onde também há tráfego de pessoas de outros estados, o pico no sábado pode chegar a até 2.500 veículos/hora", explica o inspetor e chefe de operações da PRF no Paraná, Gilson Cortiano. A Ecovia finalizou ontem as obras de contenção de uma encosta que cedeu no quilômetro 47,5, no sentido Paranaguá-Curitiba, e que dificultava o tráfego no local.
A recomendação da polícia é para que os motoristas evitem os horários de pico. Hoje, quem quiser viajar tranqüilo deve pegar a estrada antes do fim do expediente, entre as 15 e 17 horas. Amanhã, o melhor horário para viagem deve ser antes das 7 horas ou depois das 14 horas. No domingo, quem não quiser ficar preso em congestionamentos próximos a Curitiba na volta das praias deve sair após as 21 horas.
A estimativa da PRF é de um aumento de veículos também nas estradas que ligam Curitiba ao interior e a São Paulo. "O fluxo não será tão grande quanto para a capital, mas deve aumentar pelo menos em 25% o movimento nessas duas direções", explica Cortiano.
Já as obras que estavam sendo realizadas em ambos os lados de acesso à travessia do ferry-boat e na parte paranaense do trecho que liga Guaratuba a Garuva foram paralisadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) até o próximo dia 2 de janeiro.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião