A comissão de necropsia, responsável pela coleta de vísceras dos animais com suspeita de febre aftosa, deve terminar até as 14h desta quarta-feira a necropsia dos cinco animais da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, Norte do Paraná.
Ao todo serão coletadas vísceras de dez animais, mas somente após a necropsia em cinco deles, é que os técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) podem começar o sacrifício das 1.810 cabeças, 15 a mais do número divulgado inicialmente (1.795) em virtude do nascimento dos bezerros. A previsão é que o sacrifício comece por volta de 14h e termine até sábado, segundo cronograma preliminar dos técnicos.
Assim como aconteceu nas outras três fazendas onde o Ministério da Agricultura decretou foco de febre aftosa, o gado será morto a tiros, disparado por policiais militares. Em virtude do grande número de animais na Fazenda Cachoeira, oito policiais vão se revezar no trabalho, mas apenas três farão o disparo simultaneamente.
Os tranqüilizantes, que foram usados para minimizar o sofrimento dos 84 animais na Fazenda Flor do Café, em Bela Vista do Paraíso, não serão utilizados na Cachoeira. O motivo, segundo assessores da Seab, é o alto custo. "Parece que teria que gastar R$ 30 mil só em tranqüilizantes".
O cronograma preliminar prevê que somente na semana que vem, ainda sem data confirmada, deve acontecer o sacrifício do gado das fazendas Alto Alegre e São Paulo, ambas no município de Loanda.
Somente após a morte do último dos 6.705 animais das sete fazendas com suspeita de foco, é que será iniciada a contagem de 180 dias para que o Paraná reconquiste o status de área livre de febre aftosa com vacinação.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Governo Lula quer que chineses lancem satélites concorrentes de Musk em base brasileira
James Webb encontra galáxias com brilho que abala teorias dos primórdios do Universo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião