Pindamonhangaba Geraldo Alckmin não terá vida fácil nem na sua cidade natal, Pindamonhangaba, para reverter as pesquisas de opinião, que dão como certa a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo domingo. A resistência petista em Pinda promete não facilitar para o tucano.
"As pessoas daqui acham que seria uma traição votar contra o Geraldinho, mas nós criticamos o PSDB. O problema não é o Alckmin, mas a política defendida pelos tucanos", afirma Sivanilde Navarro Kogempa, paranaense de Maringá, que é da executiva municipal e estadual do PT.
Ivadil Pereira, que também é da executiva do PT de Pindamonhangaba, conta que aumentou o número de pessoas que passam no diretório para pegar adesivos. "Não vence o número de adesivos. O debate (da TV Bandeirantes) fez com que muita gente mudasse de opinião", diz Pereira. O reduto petista fica a poucos metros da prefeitura.
Sivanilde lembra que a população do município é muito tradicionalista, mas que a vinda de indústrias metalúrgicas para Pinda mudou a política local. Curiosamente, a instalação das fábricas na cidade se intensificaram durante a gestão de Geraldo Alckmin como prefeito, no final da década de 1970. (RMM)