Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Especial de Natal

Netflix na Espanha admitiu que Porta dos Fundos ofendeu cristãos, diz associação

porta dos fundos natal
Um tribunal em Madri está julgando uma denúncia contra o especial de Natal do Porta dos Fundos. (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

Uma representante legal da Netflix na Espanha admitiu que o filme "A Primeira Tentação de Cristo", do grupo Porta dos Fundos, é ofensivo para os cristãos, segundo a Asociación Española de Abogados Cristianos (Associação Espanhola de Advogados Cristãos), que denunciou a Netflix em um tribunal de Madri.

A denúncia foi acatada pelo tribunal em fevereiro. Na quarta-feira (9), a associação fez uma publicação no Twitter afirmando que o representante legal da Netflix na Espanha reconheceu, em declaração judicial, que o filme é ofensivo. Agora, a Abogados Cristianos aguarda que a juíza responsável notifique a abertura de juízo oral.

O filme do Porta dos Fundos mostra Jesus como um homossexual e Maria como uma prostituta. A Abogados Cristianos fez a denúncia por considerar que a Netflix cometeu crime contra os sentimentos religiosos, conforme o artigo 525 do Código Penal espanhol.

No Brasil, STF permitiu exibição do filme pela Netflix

No Brasil, a tentativa de paralisar a exibição do filme dos Porta dos Fundos na Justiça foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) em janeiro de 2020. O então presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, acatou um pedido de liminar da Netflix e suspendeu uma decisão do desembargador da 6ª Câmara Civil do Rio de Janeiro, Benedicto Abicair, sobre a exibição do Especial de Natal do Porta dos Fundos.

Abicair havia determinado que o conteúdo fosse retirado do serviço de streaming por exceder os limites da liberdade de expressão. Mas, com a decisão do ministro do STF, o especial seguiu na Netflix.

Em 2019, o grupo Porta dos Fundos virou alvo de críticas no mundo todo após o lançamento do especial algumas semanas antes do Natal. No enredo, Jesus é envolvido em um triângulo amoroso com José e Maria, que é retratada como adúltera. O filme ainda sugere que Jesus teria tido um relacionamento gay.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.