Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Neve e 27 cidades abaixo de zero

Em mais um dia frio na Região Sul, chegou a nevar na cidade catarinense de Luzerna. Previsão é de temperaturas mais altas a partir de amanhã

Curitibanos enfrentaram um frio de lascar ontem e voltaram a desfilar nas ruas com casacos, toucas e cachecóis | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Curitibanos enfrentaram um frio de lascar ontem e voltaram a desfilar nas ruas com casacos, toucas e cachecóis (Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo)

Vinte e sete cidades da Região Sul do país registraram ontem temperaturas abaixo de zero. Em Santa Catarina, nevou ontem pela manhã na cidade de Luzerna, a 425 km de Florianópolis. De acordo com o Centro de Recursos Ambientais (Ciram) do estado, a neve, de fraca intensidade, ocorreu na área rural do município e durou cerca de 20 minutos. O Ciram prevê mais neve nas áreas mais altas do estado até a madrugada de domingo, o que tem atraído turistas para a região da serra catarinense. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a taxa de ocupação nas principais cidades do estado passa de 90%.

No Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou -5ºC em General Carneiro, no Sul do estado, durante a madrugada de ontem. Foi a temperatura mais baixa registrada ontem no país entre as estações monitoradas pelo Inmet. Outros dois municípios do Paraná tiveram temperaturas negativas ontem, Palmas e União da Vitória (veja ao lado), de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Em Curitiba a mínima foi de 7ºC, pela manhã.

No Rio Grande do Sul os termômetros marcaram -4,9ºC durante a madrugada, em Cambará do Sul, na serra gaúcha. Foi o recorde do ano no estado. Houve geadas fortes em várias regiões. No Paraná, segundo o Simepar, geou em Ge­­ne­ral Carneiro, Palmas, Guara­puava, Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu.

O recorde dos últimos dez anos no país, segundo o Ciram, foi de -7,8 ºC, no munícípio de Urupema (SC), na madrugada de quarta-feira. No Paraná, a temperatura mais baixa do ano também foi registrada na quarta-feira, em General Carneiro: -5,9ºC.

Mortes

O frio já pode ter provocado a morte de cinco pessoas no Sul do país. Nas cidades gaúchas de Passo Fundo e Santa Maria, dois corpos foram encontrados com sinais de hipotermia. Em Santana do Livramento (RS), foi encontrado morto o morador de Rua Gerardo Wilmann Ramallo Ro­­driguez, 47 anos. João de Oliveira Filho, 40 anos, morreu enquanto dormia na frente de um bar, em Mandaguari, a 35 quilômetros de Maringá. Em Curitiba, Dimas Ernesto Batista, 48 anos, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira no bairro Uberaba. Apesar de apresentar sinais de hipotermia, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) mostrou que as causas da morte de foram cirrose e pneumonia.

Previsão

Segundo o meteorologista Flávio Varone, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre, a tendência para as próximas horas é que apenas no Rio Grande do Sul as temperaturas continuem abaixo de zero, devido à proximidade com a Argentina. "A chuva que atinge áreas isoladas do Paraná e de Santa Catarina darão uma amenizada no clima", afirmou.

De acordo com o Simepar, as temperaturas deverão subir a partir de amanhã no Paraná. Hoje, o termômetros deverão oscilar entre 7ºC e 14ºC em Curitiba. A previsão é a mesma para a região de Cascavel, no Oeste do estado. A mínima está prevista para Palmas, na Região Sul: 2ºC. Amanhã, a mínima prevista para a região de Curitiba é de 10ºC. Já no domingo as temperaturas deverão ficar entre 12ºC e 20ºC na capital, com chuvas esparsas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.