A neve e as temperaturas negativas que atingiram cinco cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, provocadas por uma rara onda de frio fora de época, fizeram a alegria de poucos turistas. Entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem, pela primeira vez em 12 anos nevou na serra catarinense em plena primavera. O fenômeno ocorreu nas cidades de São Joaquim (SC), Urupema (SC), São Francisco de Paula (RS), São José dos Ausentes (RS) e Bom Jesus (RS).
Enquanto nas férias de inverno os turistas visitam as cidades serranas à espera da neve, lotando os hotéis, nos últimos dias a ocupação estava em torno de 40%. Para Rômulo Haberbeck, do Convention Bureau da serra catarinense, a reviravolta do clima vai dar uma "oxigenada" nos negócios. Dono de uma pousada rural de São Joaquim (SC), Péricles Lueneberg conta que, com a neve da primavera, seu telefone "não parou de tocar". "Normalmente, no meio de semana não tem ninguém [nos hotéis]", afirma.
Na cidade, os termômetros atingiram 3ºC negativos ontem. Também houve geada e temperaturas negativas em várias partes de Santa Catarina. Mas a sensação térmica foi ainda pior, por causa dos ventos, chegando a 21ºC negativos em São Joaquim e a 30ºC negativos no Morro da Igreja. Neste ano, só havia nevado rapidamente em julho, no Morro da Igreja. Para hoje, não há previsão de mais neve no Sul.