Recorde
Nevasca pode ter sido a maior da história em Santa Catarina
Da Redação, com agências
Santa Catarina registrou nos últimos dois dias o que possivelmente foi a maior nevasca já registrada no estado. Mais de 30% do total de 295 municípios catarinenses registraram ocorrência de neve em menos de 48 horas entre segunda-feira e ontem. No período, 92 cidades foram "pintadas" total ou parcialmente de branco por nevascas de média e fraca intensidades. Não há registro de tamanha amplitude do fenômeno no estado.
A neve que, tradicionalmente, cai na região serrana chegou neste ano em cidades situadas próximas ao nível do mar. Uma das imagens mais impressionantes entre as milhares documentadas no período foi a do maciço do Cambirela, em Palhoça. Do centro de Florianópolis, a neve acumulada no pico da montanha pôde ser vista durante todo o dia, protagonizando cenário típico do inverno europeu.
No Rio Grande do Sul, o fenômeno ocorreu ontem em apenas dois municípios da metade sul do estado.
Transtornos
A neve causou transtorno aos motoristas na BR-277, em Guarapuava, na manhã de ontem. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma operação especial entre o pedágio Relógio e a praça de Candói, onde o fluxo chegou a ser totalmente interrompido. Em Guarapuava, o telhado de uma das lojas da rede Havan desabou ontem devido ao acúmulo de neve. De acordo com a empresa, ninguém ficou ferido. Os telhados do ginásio de esportes Trianon e de uma quadra de futebol da cidade também desabaram com o peso da neve acumulada.
Após 38 anos, a neve voltou a cair em Curitiba na manhã de ontem. Pouco antes das 10 horas, o Instituto Tecnológico Simepar confirmou que houve queda de chuva congelada com a incidência de flocos de neve misturados às pequenas gotas de gelo fenômeno constatado por registros fotográficos e vídeos, em pontos isolados da região sul e oeste da cidade. Apesar de o cenário ter deixado moradores em polvorosa, é difícil que a ocorrência se repita nesta semana: a previsão é de que as temperaturas continuem baixas hoje e todo o Paraná amanheça com formação de geada.
Mesmo em pequena quantidade e por pouco tempo, a ocorrência de neve monopolizou as conversas ontem durante o dia, em bairros como Umbará, Xaxim, Campo Comprido, Portão e Água Verde mesmo que, oficialmente, não tenham sido constatados registros em todos estes pontos. Em um posto de combustíveis no Umbará, os funcionários trocavam vídeos e fotos da neve que teria caído no início da manhã, por volta das 8 horas.
INFOGRÁFICO: Baixas temperaturas e geada
"Foi uma sensação única mesmo. Na hora, liguei pra minha esposa acordar meus filhos, que ainda estavam dormindo. Eles foram na janela de casa e conseguiram enxergar os flocos caindo", descreveu o gerente de pista Josué Cius.
A moradora do Xaxim Isabel Rivas relatou que chegou a dormir com o celular ligado do lado da cama para receber notícias sobre a possível ocorrência de neve na cidade a nora trabalha no Simepar e ficou de repassar notícias para a família. A expectativa foi atendida de manhã cedo, às 8 horas, quando, segundo Isabel, nevou "forte" no bairro. "Foram apenas 10 minutos, mas já foi lindo de ver. Todo mundo se levantou e foi pra rua pra olhar, diz.
Durante a manhã, boa parte dos curitibanos e até meteorologistas ficaram em dúvida sobre algumas ocorrências de neve, que, na verdade, seriam de chuva congelada um estágio anterior aos dos flocos congelados. No interior, em vários municípios houve registro do fenômeno, conhecido como "sleet".
Quem deu de cara com o cenário de manhã cedo não quis pensar na segunda possibilidade. Para muita gente, o que ocorreu em Curitiba foi neve mesmo. "Caiu neve por 15 minutos e teve uma hora que estava bem forte. Já deu pra dar um gostinho. E nem precisei ir para o Rio Grande do Sul pra ver", brincou o autônomo Francisco Diniz Kurek, morador do Umbará.
Por outro lado, teve quem ficou só na vontade. "Fiquei de prontidão das 7 às 8 horas, mas acabei não vendo neve. E acho que só eu não vi. Minha prima me ligou de Santa Felicidade dizendo que lá estava nevando. Fiquei frustrada", relatou a comerciante Dagmar Bertipaglia, moradora do Água Verde.
Neve atingiu 26 cidades no PR
As temperaturas baixas que atingiram o Paraná entre a noite de segunda e terça-feira fizeram a neve cair em pelo menos 26 cidades do estado. O maior acúmulo foi registrado em Guarapuava, no Centro-Sul, onde começou a nevar ainda na noite de segunda-feira.
De acordo com o Instituto Simepar, além de Curitiba, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, na região metropolitana, tiveram a confirmação do fenômeno. Nas cidades próximas a Santa Catarina, também houve registro de neve em São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati.
Itamaraty de Lula lidera lobby pró-aborto na ONU com radicalismo inédito
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Bolsonaro diz que Congresso é mais importante que STF e pode reverter inelegibilidade
Copom eleva juros e dá bronca no governo mais uma vez
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião