O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino, no fim da tarde de quarta-feira (30), de acordo com boletim médico divulgado pelo hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Não há previsão de alta.
Niemeyer se recuperava bem de uma cirurgia para retirada da vesícula, realizada na quinta-feira passada (24). No entanto, o arquiteto teve um sangramento intestinal na quarta-feira e passou por novos exames. Assim, os médicos encontraram um tumor de cólon com sangramento em atividade e decidiram retirar o "segmento acometido". A cirurgia transcorreu sem anormalidades, segundo o boletim.
O arquiteto completará 102 anos no dia 15 de dezembro. Ele é pioneiro na arquitetura moderna do Brasil, explorando o concreto armado. Entre os tantos projetos que o levaram à fama internacional estão o de Brasília; o do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o da sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos; e o do Memorial da América Latina, em São Paulo.
Tombo na popularidade coloca Lula em risco e governo tenta reagir com mais populismo
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Bolsonaro passa Lula e Michelle desponta em nova pesquisa para 2026
Departamento de Musk revela recurso do Tesouro que dificulta rastreio de trilhões do orçamento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora