O nigeriano Ifeanyl Nwafor Ogudiegwu, de 31 anos, foi preso, na noite de quinta-feira (2), por policiais federais, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. Ele tentava embarcar para Lisboa, onde faria uma conexão e seguiria viagem para Dacar, capital do Senegal, portando cocaína. Somente neste ano, em Viracopos, a PF já deteve 25 pessoas tentando embarcar com drogas para o exterior.
Segundo os policiais, o africano transportava cápsulas de cocaína no aparelho digestivo e, após entregar a droga para um receptador, que esperaria por ele na capital senegalesa, iria receber uma quantia em dinheiro suficiente para pagar o tratamento médico de sua mãe, recentemente hospitalizada.
Até as 4 horas desta manhã desta sexta-feira, a PF não havia divulgado a quantia de droga ingerida pelo traficante.
Após abordarem o nigeriano, os policiais utilizaram um cão farejador, que não detectou droga alguma na bagagem de Ogudiegwu. Foi feito então um espectrômetro de massa, que revelou resultado positivo para vestígios de cocaína nas palmas das mãos do suspeito. Naquele momento, o nigeriano acabou confessando que havia engolido cocaína, mas, segundo a PF, não soube dizer quantas. O nigeriano foi autuado por tráfico internacional de drogas e pode ser condenado a uma pena de até 15 anos de reclusão.