O nível do Rio Jacuí, na região de Agudo (RS), começou a baixar nesta quarta-feira (6). A enxurrada derrubou uma ponte na ERS-287 na terça-feira (5), entre as cidades de Restinga Seca (RS) e Agudo. Cinco pessoas estão desaparecidas.

CARREGANDO :)

De acordo com a Brigada Militar, os desaparecidos estavam sobre a ponte quando a estrutura ruiu. Dez sobreviventes foram resgatados após o acidente.

O coronel Fernando Miranda, comandante da unidade de helicópteros da Base Aérea de Santa Maria, explicou que a diminuição da correnteza do rio facilita o trabalho das equipes de resgate, que procuram os cinco desaparecidos.

Publicidade

"Não choveu tanto hoje e a água começou a baixar. O rio transbordou quase um quilômetro para cada lado e a correnteza estava muito forte", disse Miranda ao G1.

Há chances de encontrar vítimas na área alagada. "O rio é cercado por plantações de arroz, então as vítimas podem estar na região de lavoura", afirmou.

Segundo Miranda, não há prazo para encerrar as buscas pelos desaparecidos. Cerca de 60 pessoas trabalham no local. Aeronaves e barcos são usados na operação.

Municípios em emergência

Conforme um boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 14 municípios decretam situação de emergência em janeiro por causa das chuvas. No total, os temporais causaram prejuízos em 57 cidades e deixaram dois mortos.

Publicidade

Mais de mil pessoas tiveram de deixar suas casas. De acordo com a Defesa Civil, o número de desabrigados chega a 118 e outras 1.034 pessoas estão desalojadas.

Cerca de 2,1 mil residências foram destruídas ou danificadas pelas enchentes.