• Carregando...

O Ministério do Trabalho formalizou hoje (24), Dia Nacional do Aposentado, a criação do primeiro sindicato da classe: o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), da Força Sindical. O documento que reconhece oficialmente a representatividade da organização foi entregue aos dirigentes pelo ministro Carlos Lupi durante festa organizada pela entidade, nesta manhã, em São Paulo.

Para mim, isso [o reconhecimento formal] é um marco, afirmou Lupi, em entrevista coletiva após entregar a carta sindical ao presidente do Sindnapi, João Batista Inocentini. Com o registro, o sindicato passa a ter toda a prerrogativa legal para agir formalmente e constitucionalmente na defesa do direto dos aposentados brasileiros.

O Sindnapi existe desde junho de 2000, porém, juridicamente, era uma organização não-governamental (ONG). Sem o registro de sindicato, ele não podia, por exemplo, abrir ações judiciais em favor dos aposentados e pensionistas do país. Ação no Supremo Tribunal o Sindnapi não podia abrir. Agora, pode, complementou Lupi.

Para Inocentini, do Sindnapi, a formalização representa a devolução da dignidade dos aposentados. Antes, você se aposentava e não sabia mais o que era na vida. Nós não podíamos nos organizar, pois não havia um sindicato.

Segundo ele, como os aposentados são trabalhadores de várias categorias, foi preciso encontrar uma maneira legal de se reconhecer a entidade, o que demorou nove anos.

De acordo com o ministro Lupi, agora, toda central sindical do país poderá ter como filiado um sindicato nacional de aposentados e pensionistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]