Embora grande parte da população desconheça, um simples exame de sangue é capaz de identificar qualquer alteração na função renal. É para alertar para a importância do exame que mede a creatinina que a Fundação Pró-Renal realiza hoje, data em que se comemora o Dia Mundial do Rim, uma mobilização na Praça Rui Barbosa, em Curitiba.
Das 8 às 19 horas, uma equipe estará no local orientando a população sobre o problema e realizando exames de urina e medição da pressão arterial. "Nosso objetivo é educar a comunidade para que os próprios pacientes cobrem dos médicos a realização periódica do exame de creatinina", afirma o presidente da Fundação Pró-Renal, Miguel Carlos Riella.
A idéia é que o exame se torne conhecido da população, assim como as checagens dos níveis de colesterol, como indicativo das doenças cardiovasculares; e das taxas de glicemia, como indicativo de diabete. A creatinina é uma substância resultante do metabolismo de uma proteína encontrada nos músculos, chamada creatina. Ela é filtrada pelos rins, mas nos pacientes que sofrem de insuficiência renal se acumula no sangue. Com o exame, é possível descobrir se o nível de creatinina está elevado, o que indica déficit da função renal. Em 60% dos casos, a deficiência nos rins está relacionada à diabete e à pressão alta.
Segundo Riella, as doenças crônicas renais são silenciosas e só manifestam sintomas em estágios muito avançados, quando as alternativas de tratamento já são escassas. "Em geral, quando os sintomas surgem, o paciente já perdeu 75% da função renal. Nesses casos só resta a diálise ou o transplante", afirma. Estima-se que atualmente cerca de 70% dos pacientes morra antes de ter o diagnóstico. (CV)
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião