Curitiba registrou o dia mais quente do ano ontem à tarde, quando os termômetros marcaram 32,8°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente até então era 29 de Janeiro, quando as temperaturas chegaram a 30,9°C. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a massa de ar seco que atua sobre a região também provocou recordes de calor em outras cidades do Paraná. Em São Miguel do Iguaçu, no Oeste, a temperatura chegou a 39°C. Londrina, Maringá e Cambará, no Norte, também registraram as temperaturas mais altas do ano, acima dos 37°C.
Halo solar
Em Brasília, o calor intenso causou um fenômeno raro o chamado halo solar que chamou a atenção dos moradores. Quem olhava para o céu do Planalto Central pôde perceber um círculo de luz ao redor do Sol. De acordo com o Inmet, o efeito foi provocado pela refração dos raios solares sobre os cristais de gelo que formaram as nuvens no céu de Brasília. Segundo a meteorologista Maria das Dores, do Inmet, o fenômeno, que durou algumas horas, é comum durante o mês de setembro. "Para que isso aconteça, é necessário que a nuvem esteja de 10 a 11 quilômetros de altura", disse à Agência Brasil. O evento meteorológico também foi visto em Goiás.
Previsão
O sol forte e a baixa umidade relativa do ar em Curitiba devem dar lugar a céu nublado e à chuva no fim de semana. Uma frente fria proveniente do oceano deixará o tempo instável no Paraná. O clima começa a mudar hoje e a precipitação deve se intensificar amanhã. As temperaturas caem um pouco no domingo, de acordo com o Simepar.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora