Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cúpula

No fim da viagem, críticas a líderes sul-americanos

Abuja, Nigéria – Sob o impacto do fracasso da Cúpula África – América do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou a sexta viagem à África com críticas sutis a presidentes da América do Sul, à oposição e à imprensa por não valorizarem a política de aproximação com o continente africano e o mundo árabe e as pretensões brasileiras de buscar poder nas Nações Unidas e na Organização Mundial do Comércio.

"Se quisermos outra globalização, menos desigual e solidária, precisamos de parcerias estratégicas que unam os países em desenvolvimento", afirmou.

Durante reunião da Cúpula, que reuniu cerca de 25 chefes de Estado dos 66 países dos dois continentes, Lula disse que os paises pobres não precisam de "intermediários", reforçou a necessidade de reforma do Conselho de Segurança da ONU e reclamou dos colegas que criticam encontros de países pobres.

"Sei que muitas vezes as pessoas dizem que a reunião não aprovou nada e não decidiu grandes coisas para resolver os problemas de cada país", disse. "Mas quem faz política sabe que só o fato de reunirmos aqui figuras importantes demonstra que o século XXI será muito melhor."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.