O pequeno município de Alto Paraíso, no Noroeste do Paraná, foi palco, nesta terça-feira (24), da maior apreensão de maconha da história do país. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelos trabalhos, a droga – pesada em 24,5 toneladas – foi descoberta em dois semirreboques de uma carreta bitrem.
O veículo foi abordado por uma equipe na BR-487, em frente a uma das unidades operacionais da PRF no estado. A nota fiscal apresentada aos policiais apontava transporte de soja. No entanto, durante fiscalização, também foi encontrado milho no compartimento de cargas.
Cães farejadores foram utilizados e indicaram a presença de drogas na carreta, cuja camada de milho tinha poucos centímetros e apenas encobria os entorpecentes. Preso em flagrante, o motorista admitiu saber que havia maconha na carreta e disse ainda que decidiu passar pelo posto da PRF durante a chuva, na esperança de não ser fiscalizado.
A carga saiu de Amambaí (MS), próxima à fronteira com o Paraguai. O destino era Paranavaí, também no Noroeste paranaense.
Escoltada por viaturas e um helicóptero da PRF, a carreta foi levada até a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra.
Última maior apreensão também foi no Paraná
A última maior apreensão de drogas registrada pela PRF foi em 2010, em Santa Terezinha de Itaipu. Na ocasião, foram pegos 21,5 toneladas de maconha.
Em 2015, a maior apreensão da PRF havia sido registrada em fevereiro, no município de Itapecerica da Serra (SP), com 4,5 toneladas. No Paraná, a maior havia ocorrido em Tijucas do Sul, no último mês de agosto (3,5 toneladas).
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Lula cancela agenda após emergência médica em semana decisiva no Congresso
Congresso prepara uma nova fatura para você pagar – e o governo mal se move
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora