O último dia de primavera deve ter temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa em Curitiba. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, as máximas devem chegar aos 32° C na capital, enquanto a umidade do ar deve ficar abaixo dos 30%, índice que é considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

CARREGANDO :)

Na terça-feira, os termômetros marcaram 31° C e a umidade relativa do ar ficou em 22,5% em Curitiba. A tendência é de que o quadro se repita nesta quarta-feira, de acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar. A umidade do ar baixa pode afetar a saúde da população.

Segundo a OMS, os principais efeitos causados são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. Para evitar essa situação, a recomendação médica é de que as pessoas consumam muita água e evitem praticar atividade físicas nos horários em que o sol está mais forte.

Publicidade

A partir de sexta-feira (23), a umidade pode subir com a chegada de uma frente fria, que está avançando da Argentina para o Uruguai. Com isso, há um quadro de instabilidade e a quantidade de nuvens deve aumentar. A chance de chuvas – moderadas e isoladas – é maior durante o fim de semana.