Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
controle

No vácuo do governo, Senai faz avaliação por conta própria

Sem contar com um sistema de avaliação amplo do governo federal, o Senai agiu por conta própria e já avaliou 40 cursos em 76 unidades entre 2010 e 2014 no Brasil.

Neste ano, a previsão é de que outros 20 cursos em 34 unidades sejam avaliados. Ao todo, quase três mil alunos já passaram pelo que a instituição chama de Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep).

Dimensões

Esse sistema se dá em quatro dimensões: avaliação de projetos de cursos; avaliação do desenvolvimento de cursos; avaliação de desempenho dos estudantes; e pesquisa de acompanhamento dos egressos.

O processo é feito em larga escala e utiliza o Sistema de Teoria de Resposta ao Item – o mesmo que é aplicado no Enem, ProUni e Enade.

Eficácia

Segundo o Senai, o objetivo é verificar a eficácia e a efetividade da oferta educacional e implementar melhorias nos processos de ensino. Neste ano, passarão pelo processo todos os cursos já avaliados e dez novos cursos. No Paraná, 20 cursos serão avaliados. (RM)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.