A chuva vai continuar caindo em diversas áreas do Nordeste e poderá oferecer novos riscos para a população, de acordo com a previsão do tempo para a semana. "A continuidade da chuva é preocupante", diz a metereologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Naiane Araújo. Já a região Centro-Oeste, boa parte do Sudeste e o sul da região Norte deverão ter sol, por conta de uma massa de ar seco que predomina pelo menos até sexta-feira (2).
Nordeste
A ocorrência de chuvas no Nordeste durante a semana continuará a oferecer riscos de enchentes para a população. Algumas áreas da região poderão ter acumulado de chuva mais significativo. Segundo Naiane, são pontos específicos entre os estados de Alagoas e Pernambuco, além de áreas no Recôncavo Baiano.
"Deve chover nessas áreas já na segunda-feira (28) e na terça-feira (29)", explica Naiane. "Tirando essa região, as demais áreas deverão ter sol, principalmente no centro oeste da Bahia."
Norte
Acre, Rondônia e o sul do Amazonas e do Pará sofrerão influencia da massa de ar seco que se concentra nas áreas centrais do país. Por isso, a previsão é de sol para esses estados durante a semana. Já o centros e norte de Amazonas e Pará terão chuva, além de Roraima e Amapá.
Centro-Oeste
A chuva vai passar longe da região Centro-Oeste nesta semana. Por conta da massa de ar seco que fica na região até sexta-feira, haverá sol e baixa umidade relativa do ar, aumentando inclusive o risco de queimadas.
"A região terá aqueles dias de céu claro, calor à tarde e tempo mais fresquinho durante a noite. Já a umidade pode ficar em torno de 20% em algumas localidades", explica a meteorologista do Inpe.
Sudeste
A umidade do ar também será relativamente baixa em regiões de São Paulo e de Minas Gerais, sempre variando entre 30% e 40%. As áreas com umidade mais baixa ficam entre o oeste e o norte de São Paulo e no triângulo mineiro. Demais áreas do Sudeste também terão temperaturas mais elevadas por conta da massa de ar seco.
Sul
Uma frente fria vinda do Uruguai tenta avançar nesta semana pelo Rio Grande do Sul. "Mas a massa de ar seco continua funcionando como uma barreira que a impede de entrar no país", diz Naiane. Dessa forma, uma ou outra frente fria pode amenizar a temperatura para os gaúchos, mas elas têm ido embora pelo Oceano Atlântico.
Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão para a semana deverá obedecer o mesmo clima que predomina na região Sudeste. Os estados terão tempo influenciado pela massa de ar seco no Centro-Oeste, com sol e baixa umidade do ar.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora