O foco de contaminação que causou a elevação dos casos de diarreia e vômito no litoral do Paraná não está na água do mar, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. O órgão enviou amostras de fezes de pessoas com os sintomas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e o resultado foi de que o agente causador das gastroenterites é um vírus chamado Norovírus.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria, José Lúcio dos Santos, o vírus dificilmente se desenvolve na água do mar.
Com o retorno dos veranistas das praias, também houve reflexos dessa contaminação em Curitiba. O aumento de casos foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Foram 6.112 casos de diarreia em janeiro de 2010, contra 4.145 no mesmo período do ano passado. Entretanto, a secretaria municipal ainda não sabia informar qual era o agente causador.
O infectologista explica que a transmissibilidade do Norovírus é alta, trata-se de um vírus resistente principalmente quando o tempo está úmido , mas que não se trata de um vírus letal.
Porém a diarreia e o vômito podem causar a desidratação, o que pode levar à morte. Outros sintomas são náuseas, dores abdominais, perda de paladar, fraqueza e febre e assim como a diarreia e vômito aparecem entre 24 e 48 horas após a contaminação.
Transmissão
A falta de higiene é causa principal para que tantos casos de diarreia tenham ocorrido nas praias. Esse também é o motivo de a disseminação ter continuado na capital, o que pode ocorrer também em outras localidades. A contaminação se dá quando pessoas que estão com o Norovírus não fazem a higienização correta das mãos, uma vez que os vírus são eliminados através das fezes. Uma das formas de contrair o vírus é cumprimentar uma pessoa com o vírus e depois levar as mãos à boca.
A transmissão ocorre também quando a pessoa com mãos contaminadas manipula alimentos, toca em superfícies e objetos, e outra pessoa toca nesse local e leva as mãos à boca ou ao nariz.
Para evitar a disseminação, deve-se lavar as mãos com água e sábão várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições e após ir ao banheiro. O álcool não é eficiente, pois não mata o Norovírus.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião