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Urbanismo

Nos 50 anos do Ippuc, relembre ícones de Curitiba que saíram das pranchetas do instituto

Estações-tubo foram criadas em 1991 | Reprodução/Ippuc
Estações-tubo foram criadas em 1991 (Foto: Reprodução/Ippuc)

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) completou 50 anos nesta terça-feira (1.º), mas os presentes estão espalhados pela cidade. Várias das imagens icônicas que fazem Curitiba ser reconhecida mundo afora saíram das pranchetas do instituto. O Teatro Paiol, o primeiro calçadão do Brasil, o Jardim Botânico, as estações-tubo, a Rua 24 Horas e até mesmo a lógica por trás da central telefônica 156 surgiram no Ippuc. Menos impactante visualmente – mas tão importante quanto – foi o planejamento de Curitiba a partir de eixos de desenvolvimento. A decisão moldou o desenho da cidade, comenta o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

A criação do Ippuc é cercada por uma “lenda”: o prefeito Ivo Arzua queria fazer um viaduto ligando duas praças e foi em busca de recursos federais para a obra. Não teria conseguido, mas teria recebido verba para fazer um plano diretor. Para tocar o projeto nascia, então, a Assessoria de Pesquisa e Planejamento de Curitiba, que seis meses depois, em 1.º de dezembro de 1965, viraria o Ippuc. Na mesma época foi realizado o Seminário Curitiba do Amanhã, para projetar o futuro da cidade.

O contexto do nascimento do instituto é importante para compreender os rumos que o planejamento de Curitiba tomou. Brasília havia sido recém-construída. A grandiosidade do projeto e da obra mexeu com os brios de uma geração, principalmente porque o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná havia sido criado há pouco tempo. “Juscelino Kubitschek queria fazer 50 anos em 5. A ideia no Ippuc sempre foi fazer 50 anos em 50, dando tempo para cada ação”, confessa Póvoa.

Naquele longínquo 1965, Curitiba praticamente não tinha atrativos. Visitantes eram levados para o Litoral ou para Vila Velha, em Ponta Grossa. Foi aí que os símbolos de Curitiba começaram a ser criados. “Como não tínhamos dinheiro para colocar tantas ideias em prática, os funcionários do Ippuc ficavam fazendo projetos”, brinca o presidente. Boa parte da força do instituto vem, inegavelmente, da passagem do arquiteto Jaime Lerner, que presidiu o Ippuc antes de se tornar prefeito e depois governador. “Os projetos nasceram aqui dentro e puderam se tornar realidade pelas mãos de um ex-presidente”, comenta Póvoa.

Sempre na mesma casa

O Ippuc transformou a cidade, mas não mudou de lugar. Desde o início se mantém na mesma casa, na Rua Bom Jesus, no Juvevê. O imóvel foi erguido na década de 1930 para servir de moradia ao então executivo do Banco Transatlântico Alemão, Hans Möller e família e foi adquirida pelo Ippuc ainda em 1965. As escadarias de madeira de lei e as pequenas salinhas assistiram ao desfile de urbanistas criativos que repensaram a cidade.

Pesquisa

Conhecido pelo enfoque no planejamento e na projeção de obras que transformam a cidade, o Ippuc também é pesquisa. Sim, é o primeiro P da sigla. Todas as ações do instituto são embasadas em levantamento de dados e entrevistas. Há equipes exclusivas para esse trabalho.

1971 - O primeiro calçadão do Brasil | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

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1971 - O primeiro calçadão do Brasil

Início da transformação do Sistema Viário | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

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Início da transformação do Sistema Viário

27/12/1971 - Teatro do Paiol | Daniel Castellano/Daniel Castellano

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27/12/1971 - Teatro do Paiol

1972 – Criação dos primeiros grandes parques da cidade | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

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1972 – Criação dos primeiros grandes parques da cidade

04/03/1975 – Cidade Industrial de Curitiba |

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04/03/1975 – Cidade Industrial de Curitiba

13/12/1980 –Bosque do Papa |

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13/12/1980 –Bosque do Papa

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13/04/1991 – Rede de ônibus Ligeirinho

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12/09/1991 - Rua 24 Horas

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1992 - Ônibus Biarticulados

1992 – Lombadas Eletrônicas | Daniel Castellano / AGP/Daniel Castellano / AGP

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1992 – Lombadas Eletrônicas

19/11/1994 – Faróis do Saber |

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19/11/1994 – Faróis do Saber

1995 – Ruas da Cidadania |

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1995 – Ruas da Cidadania

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