• Carregando...

A análise de amostras de uma nova carga de leite apreendida sob suspeita de adulteração no interior do Rio Grande do Sul constatou que o leite estava com "aspecto apodrecido" e alto teor de água, em condições impróprias para o consumo.

O teste laboratorial, cujo resultado saiu nesta segunda-feira (17), não apontou a presença de formol no produto.

De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a carga analisada foi apreendida na cidade de Entre-Ijuís (a 450 km de Porto Alegre), na rota do transporte de leite "batizado".

Esse é mais um capítulo de uma operação deflagrada pelo Ministério Público do RS que mapeou a distribuição de quase 300 mil litros de leite contaminado com formol partindo do Rio Grande do Sul para cidades de São Paulo e Paraná.

De acordo com o promotor Alcindo Bastos, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, após uma denúncia, equipes do Ministério Público e do Ministério da Agricultura flagraram o momento em que a carga de leite irregular era retirada de dois caminhões e colocada em um caminhão bitrem.

"Sete homens estavam fazendo o carregamento no pátio de chão batido em um posto de combustíveis, sem nenhuma condição de higiene", afirmou Bastos.

Ainda segundo o promotor, o leite seguiria para o município gaúcho de São Martinho para, depois, ser comercializado no Paraná.

As pessoas flagradas no transporte irregular de leite foram notificadas pelo Ministério da Agricultura e os caminhões, apreendidos.

"Já havia uma ordem de apreensão dos caminhões que foram identificados fazendo o transporte de formol para fazendas da região", informou o promotor.

O resultado de outras amostras de leite recolhidas em Entre-Ijuís deverá sair ainda nesta semana.

Operação

Promotores deflagraram na semana passada uma nova fase da operação contra fraudes na fabricação de leite no interior gaúcho. O alvo são cooperativas e transportadoras, suspeitas de adicionar formol, uma substância cancerígena, como meio de aumentar o volume do produto.

Ações de busca e apreensão ocorreram em oito municípios. Das 43 amostras de leite sob suspeita de adulteração, 12 confirmaram presença de formol. Uma pessoa foi presa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]