A partir do próximo dia 29 de março, dia do aniversário de Curitiba, a cidade deve ganhar uma nova rota de lazer para quem costuma usar a bicicleta durante os fins de semana. O projeto da Prefeitura é que uma faixa da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, seja bloqueada durante os domingos em um trecho de pouco mais de um quilômetro entre as praças 19 de Dezembro e Nossa Senhora da Salete, para trânsito exclusivo de ciclistas.
A ideia é incentivar os curitibanos a utilizarem as bikes no fim de semana e promover a integração com ciclovias já existentes, montando um circuito para quem pretende visitar parques e atrações turísticas no período de descanso.
Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior, o projeto ainda está em fase de discussão, mas já há planos de expandi-lo para outros bairros da cidade. "O que definimos por enquanto é o bloqueio da faixa na Cândido de Abreu e que vai haver eventos de lazer e brincadeiras no local, para incentivar o uso da bicicleta de maneira divertida entre as famílias."
O espaço vai permanecer fechado em um horário determinado, que ainda deve ser definido, e não vai ter pintura especial, como aconteceu com as Ciclofaixas de Lazer, pintadas de vermelho no Centro da cidade. De segunda a sábado, o trânsito na Cândido de Abreu vai permanecer normal, sem o bloqueio da faixa.
A ideia é que, a partir da nova faixa, as pessoas possam utilizar as estruturas já existentes para se locomover para outros locais da cidade. "A família pode transitar pela Cândido de Abreu, pegar a ciclovia até o Parque São Lourenço e passar o domingo lá, ou fazer o caminho contrário e vir do bairro até o Passeio Público."
Meio de transporte
Para quem entende do assunto, a iniciativa é positiva, mas deve se expandir e não ficar só na região central. O coordenador-geral da CicloIguaçu, Jorge Brand, ressalta que esse ponto faz uma ligação importante com áreas de lazer, como o Bosque do Papa e o Parque São Lourenço, mas é preciso um esforço para tornar a bicicleta realmente um meio de transporte para o dia a dia.
"É necessário usar esse trecho como meio para conectar a cidade. Curitiba já tem o conceito de lazer associado à bicicleta, mas é preciso investimento em medidas como ampliar a educação no trânsito, promover a requalificação da estrutura cicloviária existente, implantar vias exclusivas para as bicicletas e tornar os cruzamentos mais seguros."
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