Após ser normalizado por volta das 9h desta quinta-feira (30), o sistema responsável pelo serviço de emissão de passaportes da Polícia Federal (PF) voltou a sair do ar no final da tarde. Segundo a superintendência do Paraná, a nova queda ocorreu por volta das 16h e, desde então, o serviço teve de ser novamente suspenso. Na sede da PF, em Brasília, a informação é de que o sistema não deve voltar a funcionar nesta quinta-feira.
O chefe do setor de passaporte da PF em Curitiba, Edson Carlos da Silva, informou que, muitos atendimentos foram realizados ao longo do dia. "Fizemos todo o esforço possível para atender o maior número de pessoas enquanto o sistema foi restabelecido", diz. A expectativa é que nesta sexta-feira (1) a situação seja normalizada.
Só em Curitiba, aproximadamente 1,3 mil atendimentos foram prejudicados em função da queda do sistema até quarta-feira (29). Silva explicou que boa parte dos atendimentos foi realizada nesta quinta-feira, mas o serviço no setor de passaporte só deve voltar ao ritmo normal de atendimentos diários no fim da próxima semana, caso o sistema não apresente novos problemas.
A Polícia Federal havia informado que o agendamento pela internet voltaria à normalidade durante a quinta-feira, o que não aconteceu. Com relação ao atendimento de urgência, as pessoas que têm viagens marcadas para os próximos dias serão atendidas prioritariamente. A pessoa terá de levar documentos comprovando a urgência.
Silva disse ainda que, mesmo com a volta parcial do atendimento nesta quinta-feira, muitas pessoas ainda estão muito nervosas com o problema. "Algumas cancelam compromissos, faltam no trabalho, é compreensível a revolta, mas garanto que estamos tomando todas as providências para que ninguém saia prejudicado", afirma.
Pela manhã
Dos seis guichês de atendimento à população que voltaram a operar nessa quinta-feira, dois ficaram disponíveis somente para o atendimento de urgência. O habitual da PF é emitir até 250 passaportes por dia e entregar outros 250. A PF informou ainda que "todas as unidades da PF foram orientadas a reforçar as equipes e a estenderem os horários de atendimento, especialmente para a entrega de passaportes. A critério de cada unidade, a depender da demanda reprimida, os atendimentos poderão ser feitos inclusive aos sábados".
O documento de urgência tem validade de um ano e fica pronto em 24 horas. O custo do passaporte de urgência é de R$ 202,87. O passaporte normal vale por cinco anos, custa R$ 156,07 e o prazo para ficar pronto é de seis dias úteis.