Novo papel será emitido pela Casa da Moeda| Foto: Reprodução Anoreg-BR

Desde a última quarta-feira (5), os cartórios do país poderão emitir as certidões de nascimento, casamento e óbito em papel especial, fornecido pela Casa da Moeda. Os cartórios dos estados do Nordeste, serão os primeiros a receber as novas folhas. O Paraná e demais estados do Sul do Brasil poderão solicitar o novo suporte a partir do dia 7 de fevereiro. Até lá, os cartórios continuam imprimindo os documentos em papel comum.

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Depois desta data, os cartórios podem iniciar o pedido do papel especial à Casa da Moeda, que o distribuirá gratuitamente. Depois da solicitação, a Casa da Moeda tem 30 dias para repassar os papéis especiais aos cartórios.

O novo suporte oferece itens de segurança e tem a finalidade de evitar falsificações. Embora não exista uma estatística consolidada sobre a falsificação desse tipo de documento, a indicação é que os cartórios adotem a nova medida. "A confirmação dos dados depende do cartorário, que é quem dá a fé pública. O que muda é apenas o suporte", aponta o vice-presidente de Registro Civil da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Mário Camargo.

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Entre os itens de segurança do novo papel para impressão das certidões, estão as tarjas com microletras positivas na cor verde, numismática do brasão da república, título mapa do Brasil e brasão da república em offset, impressos em papel éfigie da república.

Embora a norma de impressão das certidões no novo papel não seja obrigatória, a Anoreg orientou aos titulares dos cartórios que procedam a adesão ao projeto. "A população não precisa se preocupar com nenhuma alteração, já que os documentos anteriores à norma continuam tendo validade", comenta Mario.

A primeira via das certidões de nascimento e óbito continuam sendo gratuitas a toda a população.

O processo de uniformização de documentação já vem sendo implantado desde o início de 2010, quando foi criado um modelo nacional, com um número de matrícula, que identifica o cartório, o ano, o livro e a folha na qual foi feito o registro.

CPF facilitado

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Obter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), que é emitido pela Receita Federal do Brasil, está mais fácil há pouco mais de um mês, desde dezembro de 2010. Desde o dia 1º de dezembro, as entidades da rede conveniada (Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), poderão emitir o número do cadastro no ato do atendimento. Na sistemática anterior, o número podia levar até sete dias úteis para ser gerado.

Após o atendimento, o contribuinte poderá imprimir o Comprovante de Inscrição no CPF pela página da Receita Federal do Brasil, por meio de código de acesso. Até agora, o novo modelo de atendimento já está disponível em todas as agências do Correio. Em uma segunda etapa da mudança, as agências bancárias também poderão realizar a operação.

A medida exclui a necessidade de impressão da 2ª via do cartão do CPF, já que o comprovante de inscrição vai estar acessível a todos os contribuintes na internet.

Nova Identidade

O novo documento de Registro de Identidade Civil (RIC), foi lançado oficialmente no último dia 30 de dezembro, em Brasília. O documento contará com diversos mecanismos de segurança, inclusive um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular.

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No entanto, a previsão da identificação digital atingir toda a população é de nove anos. Até lá, todos os Institutos de Identificação deverão estar integrados, de acordo com informação da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Como o lançamento é recente e ainda não está confirmada as datas para os estados iniciarem o processo de registro nos novos moldes, nenhum representante da pasta quis comentar o assunto.