As novenas da festa de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, começam na próxima sexta-feira (6). As primeiras atividades aconteceram no último domingo (1.º), com uma cavalgada e a procissão motorizada.
Com mais de 200 anos de tradição, a Festa do Rocio reúne, anualmente, mais de 200 mil pessoas no Santuário Estadual, em Paranaguá, no Litoral. A previsão do reitor do santuário, Padre Marcos Vinícius Teixeira Borges, é de receber cerca de 80 mil pessoas na procissão do dia 15, auge da festa. Em 2013, mais de 500 mil visitantes participaram das duas semanas de festividades em Paranaguá.
A organização do evento é dividida entre o santuário, a prefeitura da cidade e uma equipe de coordenação que, juntos, planejam seis procissões, missas, novenas, confissões e a parte externa da festa que vai contar com a presença de um parque de diversões, feirinhas de produtos diversos e apresentações artísticas.
As procissões marcam a passagem da padroeira por quase toda a cidade e o respeito à pluralidade: cavalgada, motorizada, marítima, ciclística e a tradicional procissão solene que leva a imagem de Nossa Senhora do Rocio em peregrinação até a Catedral Diocesana.
Em 2015, a festa completa 202 anos e o tema é “Com a Mãe do Rocio, semeamos a Paz”, em alusão ao Ano da Paz, celebrado pela Igreja Católica. “Cada dia lembramos um tema relacionado a paz. Com a simplicidade de Maria, que traz Jesus, que é a própria paz”, disse o padre.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora