Ministros do Meio Ambiente do Brasil, China, África do Sul e Índia reafirmaram ontem, em Foz do Iguaçu, o compromisso e as metas para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no mundo. O tema foi tratado na 16.ª Reunião Ministerial do Basic (Brasil, África do Sul, Índia e China).
A ministra brasileira Isabella Teixeira diz que há expectativa de avanços significativos para a 19.ª Conferência das Partes de Mudanças Climáticas (COP 19), que ocorrerá entre 11 e 22 de novembro, em Varsóvia, na Polônia. Segundo ela, está sendo negociado um novo acordo global de clima, que deve ser concluído em 2015. Envolveria um compromisso com medidas para o setor produtivo buscar alternativas menos poluentes. "Nosso entendimento é que não há condições de adiarmos decisões estratégicas."
Em nota conjunta após a reunião, os ministros reiteraram a preocupação com a inadequação dos atuais compromissos dos países desenvolvidos na redução das emissões e do apoio financeiro e tecnológico a outros países. Também reforçaram a necessidade de arrecadar US$ 100 bilhões ao ano, até 2020, para o chamado Fundo Verde para o Clima.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora