Curitiba – O novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, iniciou e fez a maior parte de sua carreira religiosa no Paraná. Nomeado ontem pelo Papa Bento XVI para comandar a maior arquidiocese do país, Scherer, 55 anos, é gaúcho de Cerro Largo, mas foi ordenado padre em dezembro de 1976, no município de Quatro Pontes, na Diocese de Toledo, Oeste do estado. Desde 2001 ele ocupava o cargo de bispo auxiliar de São Paulo e a partir de 2003 era secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

CARREGANDO :)

A história de Dom Odilo no Paraná começou na década de 1960, com estudos preparatórios no Seminário Menor São José, em Curitiba. De 1970 a 1975, freqüentou as salas do Seminário Maior Rainhas dos Apóstolos, também na capital paranaense, e cursou Filosofia na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (RS). A formação em Teologia foi no Studium Theologicum, instituição parceira da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ele é mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma.

Para o padre Inácio Afonso Scherer, 54 anos, primo de Dom Odilo, a nomeação é motivo de "orgulho santo". "É uma marca para nossa diocese", comentou o padre da Catedral Cristo Rei, em Toledo, lembrando outros nomes que passaram pela cidade, como o cardeal Geraldo Majella Agnelo, presidente da CNBB, e Dom Irineu Roque Scherer, bispo de Garanhuns (PE). "Ele sempre trabalhou na linha da organização e da reflexão. É uma expressão da comunidade, da fé do povo", afirmou o padre Inácio.

Publicidade

No Paraná, Dom Odilo foi reitor e professor no Seminário Diocesano São José, em Cascavel, e no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, em Toledo. Também foi professor de Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ambas em Toledo, e de Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina. Também ocupou os cargos de reitor do Seminário Teológico de Cascavel e de diretor e professor do Centro Interdiocesano de Teologia, na mesma cidade. Em maio deste ano, foi secretário-geral adjunto da 5.ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.