Um novo assentamento vai abrigar pelo menos cem famílias do Movimento de Trabalhadores Rurais sem-Terra (MST) no município de Porto Barreiro, próximo à Laranjeiras do Sul, na Região Central. A notícia foi divulgada ontem, após a chegada de 50 sem-terra ao prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Curitiba, onde eles pretendiam permanecer nos próximos 15 dias.
O grupo chegou ontem cedo para pressionar o Incra a desapropriar a área do acampamento de Porto Pinheiro, que fica dentro da Fazenda Manasa S/A, ocupada há cerca de 9 anos. Ela tem 4,4 mil hectares dos quais 1,7 mil estão nas mãos do MST. Mas após três reuniões realizadas no Incra, os sem-terra resolveram voltar para o acampamento.
Segundo o sem-terra Renê Rigon, líder do acampamento e integrante do MST, uma das principais reinvindições do movimento é que o discurso da reforma agrária se torne realidade.
Por outro lado, ele avaliou de forma positiva a viagem a Curitiba. "O superintendente regional Celso Lacerda se comprometeu a resolver a parte burocrática para a desapropriação da área até o fim do ano e a organizar o assentamento a partir do ano que vem", afirmou Rigon.
Já o Incra informou que vai começar o processo de identificação e classificação do imóvel rural para fins de reforma agrária tão logo o seu departamento jurídico analise o parecer da Procuradoria do Estado do Paraná. O documento foi elaborado porque 10% da área a ser desapropriada está dentro da Faixa de Fronteira. No entanto, o governo do estado não colocou obstáculos à criação do novo assentamento nestas condições.
Segundo o MST, a Fazenda Manasa concorda com a desapropriação. A reportagem da Gazeta do Povo procurou a sua direção, mas ninguém comentou o assunto. A Manasa mantém uma plantação de pínus para reflorestamento na cidade de Porto Barreiro, menos nos 1,7 mil hectares do acampamento.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora