Oito ônibus biarticulados participaram nesta quarta-feira (7) dos testes de ultrapassagem que integram o projeto "Ligeirão" - uma ligação direta entre o terminal do Boqueirão e o Centro, que vai reduzir o tempo de viagem de 33 para 18 minutos. O novo coletivo deverá beneficiar mais de 80 mil pessoas da região Sul da capital.
Os testes foram realizados no Autódromo Internacional de Pinhais, na região metropolitana. Segundo a Prefeitura, a atual linha Boqueirão será dividida em "ligeirões" e ônibus-paradores, que vão continuar passando por todas as estações-tubo da avenida Marechal Floriano Peixoto.
Os ligeirões vão ultrapassar os paradores na canaleta quando estes estiverem parados nas estações-tubo. Os testes organizados pela Urbs serviram para calcular a distância ideal entre as estações, a velocidade e o tempo necessário para fazer as ultrapassagens com segurança. Para que paradores e ligeirões dividam o mesmo trecho, a Prefeitura vai fazer mudanças na avenida Marechal Floriano Peixoto.
As estações-tubo que atualmente ficam alinhadas em pares, uma de frente para a outra, serão desalinhadas. O espaço deixado pela estação removida servirá para alargar a canaleta em três metros, criando uma terceira pista para ultrapassagem quando um dos biarticulados estiver estacionado para embarque e desembarque de passageiros.
As obras vão exigir investimento de R$ 5 milhões com recursos do orçamento municipal. A licitação deve acontecer até o final do ano e as obras devem levar seis meses para ficar prontas. Para o prefeito de Curitiba Beto Richa, a mudança deverá beneficiar toda a população da região Sul da capital, pois mais de 80 mil passageiros dos ônibus Circular Sul, Boqueirão/Centro Cívico, Barreirinha/São José dos Pinhais e Sítio Cercado, linhas que fazem o mesmo trajeto, devem migrar para a nova linha.