Quem chega a Curitiba pela BR-277, vindo de Campo Largo, na região metropolitana, agora tem de percorrer um novo caminho. Desde ontem funciona o novo binário (ruas paralelas, com sentido contrário) formado pela ruas Major Heitor Guimarães e Mário Tourinho, no bairro Campina do Siqueira. Assim, quem chega à cidade, ao invés de seguir pela Mário Tourinho, o motorista deve entrar à direita na Major Heitor Guimarães, próximo ao acesso ao Samss Club e ao Park Shopping Barigüi. A via passa a funcionar em sentido único até a Vicente Machado.
A saída da cidade, pela Mário Tourinho, não foi alterada. Duas pistas da via, contudo, foram fechadas para que sejam feitas obras de revitalização. O binário completo deve ser entregue até abril. "É importante ressaltar que embora falte a conclusão das obras, o binário em si já está funcionando", afirma o coordenador-geral da Unidade Técnica Administrativa de Gerenciamento (Utag), Wilson Justus Soares.
A obra, com custo de R$ 5,8 milhões, faz parte do Programa de Transporte Urbano (PTU) da prefeitura. "Está obra vai provocar uma melhora e uma maior distribuição no trânsito da cidade, cuja frota não pára de crescer", afirma o prefeito Beto Richa.
Alguns cruzamentos da Major Heitor Guimarães registravam cerca de 700 veículos antes da implantação do binário. Agora, o número deve praticamente triplicar, já que parte do tráfego da Mário Tourinho (2 mil veículos por hora em cada sentido) foi deslocado para ela. (TC)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora