O novo binário de trânsito de Curitiba formado pelas alamedas Princesa Izabel e Júlia da Costa, no bairro Bigorrilho, começou a funcionar ontem, às 10 horas. Com a obra, as duas ruas passam a fluir em mão única e em sentidos opostos, sendo centro-bairro, na Júlia da Costa, e bairro-centro, na Princesa Izabel. Nas nove quadras do binário, que vai do cruzamento com a Desembargador Motta até a Euclides da Cunha, agentes de trânsito estarão no local, nos primeiros dez dias, para orientar os motoristas em relação às mudanças. Na primeira semana, o trabalho é somente educativo, sem aplicação de multas.
A obra de implantação, que teve um custo total de R$ 112,8 mil, ainda não está totalmente finalizada. "O tempo ruim atrapalhou", explica a gerente de engenharia de trânsito da Diretoria de Trânsito (Diretran) de Curitiba, Rosângela Battistella. Até agora foram instaladas novas placas (sinalização vertical), mas faltam ainda a sinalização horizontal (pintura de faixas) e a finalização da instalação dos sinaleiros.
Os semáforos ficarão nos cruzamentos mais movimentados do binário: Alameda Júlia da Costa com as ruas Francisco Rocha, Capitão Souza Franco, Ângelo Sampaio e Fernando Simas, além do cruzamento da Alameda Princesa Izabel com Fernando Simas.
"Como a sinalização vertical já estava pronta não podíamos adiar a abertura do binário sob o risco de ficar confuso o trânsito no local", explicou Rosângela. "Por enquanto está tudo tranqüilo", disse a agente de trânsito Ana Rita Soares, ontem pela manhã. Para a Diretran, além de diminuir o congestionamento de carros e aumentar a fluidez do trânsito no local, a alteração aumenta a segurança para motoristas e pedestres que freqüentam a região, já que cai o risco de acidentes e atropelamentos.
Os comerciantes da região acreditam que o fluxo maior de veículos vai ser positivo. Já os moradores reclamam que a partir de agora terão que conviver com mais barulho e poluição, provocados pelos aumento de tráfego e devido aos ônibus que passarão também na Júlia da Costa. Com a mudança, as linhas convencionais Jardim Esplanada, Bigorrilho e Savóia, e o ligeirinho Curitiba-Campo Largo, deixam de passar pela Princesa Isabel, quando vão em direção ao centro, e passam a trafegar pela Júlia da Costa.
A engenheira florestal Maria Tereza Arruda, 42 anos, moradora da região, acha que a tranqüilidade vai acabar. "Para os comerciantes é bom, para quem mora aqui não", afirma. O proprietário da banca de revistas Ponto de Vista acha que esse é um mal necessário. "Os moradores estão reclamando por causa do barulho, mas para os comerciantes é bom. Além disso, acho que a cidade tem que ter progresso", comenta.
Curitiba deve ganhar em breve outro binário formado pelas ruas Tamoios e Tabajaras, no bairro Vila Izabel. Segundo a prefeitura, dentro de duas semanas o binário já deve estar funcionando.
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