Linhas que passam pelo novo binário
Ahú/Los Angeles
Estribo Ahú
Fernando de Noronha
Laranjeiras
Santa Gema
Paineiras
Metropolitano
Curitiba/Tamandaré
Cabral/Cachoeira
Barreirinha
Tamandaré/Cabral (Alimentador)
Ligeirinho
Fazendinha/Tamandaré
Ligeirinho Barreirinha/São José
Ligeirinho Tamandaré/Cabral
Os motoristas que trafegam pela região do bairro Ahú, em Curitiba, devem ficar atentos às mudanças no trânsito por causa do novo binário que começa a funcionar na tarde desta quarta-feira (16), a partir das 15 horas. O sistema será implantado na Avenida Anita Garibaldi e na Rua Vereador Washington Mansur.
Com a mudança, a Avenida Anita Garibaldi ficará em mão única no sentido Centro-bairro, entre a Rua Benjamin Zilli - nas proximidades da Justiça Federal -, até a Rua Vereador Washington Mansur.
E os condutores que irão trafegar do bairro para o Centro devem seguir pela Rua Vereador Washington Mansur. A referida rua fica em mão única da Anita Garibaldi até a Benhamin Zilli.
Agentes da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) estarão no local nesta quarta-feira e nos próximos dias para orientar os motoristas.
Além disso, haverá mudanças nas ruas Santa Rita de Cássia e Benjamin Zilli por causa do novo binário. Uma quadra da Santa Rita de Cássia, no bairro Ahú, terá mão única. O sentido será da Anita Garibaldi para a Benjamin Zilli. A preferencial será do motorista que trafega na Benjamin Zilli.
Já a Benjamin Zilli terá sentido único da Washignton Mansur para a Anita Garibaldi.
Benefícios
Segundo a prefeitura de Curitiba, a implantação da mão única vai beneficiar diretamente os usuários do transporte coletivo, que ficará mais eficiente. Pelo trecho do novo binário, passam 13 linhas de ônibus urbanas e metropolitanas. De acordo com a prefeitura, as ruas em sentido único também são favoráveis para os pedestres, que podem atravessar as vias com mais segurança.
Projeto
A prefeitura ainda estuda a implantação de outros binários nos bairros Ahú (ruas Manoel Eufrásio e Rocha Pombo), Portão (ruas João Bettega e Luiz Parigot de Souza) e Cristo Rei/Hugo Lange (ruas Camões e Padre Germano Mayer). Já estão em andamento as obras para os binários das ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, no Cristo Rei; Tarumã e Capão da Imbuia; e das ruas Chile e Guabirotuba, que fazem parte da implantação da Linha Verde Norte.
Desde 2009, já foram implantados oito binários nos bairros Bacacheri, Mercês, Batel, Água Verde, Vila Isabel e Bigorrilho.
Veja as mudanças no mapa
Em Vermelho: Trecho da Av. Anita Garibaldi que passa a ter mão única para quem segue do Centro ao Bairro.
Em Azul: Trecho da Rua Vereador Washington Mansur passa a ter mão única para quem segue do Bairro para o Centro.
Em Verde: Trecho da Rua Benjamin Zilli que passa a ter mão única do cruzamento com a Rua Vereador Washington Mansur em direção a Av. Anita Garibaldi.
Em Laranja: Trecho da Rua Santa Rita de Cássia passa a ter mão única em uma quadra, da Avenida Anita Garibaldi até a Rua Benjamin Zilli.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião