"Sei que vou assumir um grande desafio como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, mas estou sendo preparado por Deus e tenho consciência de que, neste ministério terei muito que aprender". Em tom otimista, o monsenhor Dirceu Vegine concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (1) em Apucarana, no Norte do Paraná, para falar sobre a sua ordenação para bispo auxiliar de Curitiba.
De acordo com Vegine, a escolha feita diretamente pelo Papa Bento XVI em 15 de março para a Arquidiocese da capital paranaense traz um desafio ainda maior do que ser padre. Segundo ele, para ser padre existem os preparativos e o seminário, com aulas de formação. E, depois, é feito o pedido para ser ordenado padre. "Para a função de bispo não existe um estudo próprio. A vida vai preparando e Deus, na sua sabedoria, faz o chamado. Esse mistério biscopal não fui eu que escolhi, não me preparei para tanto e, realmente, encaro isso como de fato um chamado de Deus", comentou.
O futuro bispo auxiliar de Curitiba será ordenado nesta sexta-feira (2), às 19h, em cerimônia na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana. Os bispos ordenantes na ocasião serão o arcebispo de Curitiba, Dom Moacir José Vitti; o bispo de Apucarana, Dom Luiz Vicenzo Bernetti; e o bispo emérito de Apucarana, Dom Domingos Gabriel Wisniewicz. Também participam outros 12 bispos e mais 84 padres. Vegine só assume como bispo auxiliar em Curitiba, em 7 de julho.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora