Motoristas de Curitiba vão precisar de mais uma dose de paciência e criatividade hoje. A Avenida Sete de Setembro, no trecho de duas quadras, entre as Ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto, será bloqueada a partir das 10 horas da manhã para a troca de asfalto por concreto no cruzamento com a Rua Lourenço Pinto. O trecho bloqueado fica ao lado da Praça Eufrásio Correia, apenas na pista dos carros que seguem no sentido Batel.
No sábado, os cruzamentos da Lourenço Pinto com a Visconde de Guarapuava e da Sete de Setembro com a Marechal Floriano Peixoto já tinham sido bloqueados para obras. Na segunda-feira, o cruzamento da Lourenço Pinto com a André de Barros também recebeu bloqueios. O resultado foi caos no trânsito e reclamação por parte dos motoristas.
Ontem, mesmo com os trechos ainda bloqueados, a lentidão no trânsito foi menor. "Na segunda-feira foi difícil, mas hoje (ontem) tive a impressão de que o trânsito na região estava menos ruim", disse o funcionário público Leandro Garcia. De acordo com a Urbs, empresa responsável pelo trânsito na capital, isso era esperado, já que, depois de enfrentar um dia tumultuado no trânsito, a tendência é que no segundo dia os motoristas procurem caminhos alternativos.
Um dos caminhos sugeridos pela Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) será a Rua Barão do Rio Branco. A Diretran implantará mão dupla nesta via, na quadra em frente à Câmara Municipal, entre a Sete de Setembro e a Visconde de Guarapuava.
No trecho da Visconde de Guarapuava até a Rua André de Barros, o tráfego da Barão do Rio Branco será invertido, com circulação exclusiva em direção ao Centro. Dessa forma, a Barão do Rio Branco passa a ser uma nova alternativa de acesso à região central, desde a Sete de Setembro. O tráfego já está em mão única desde fevereiro no trecho da Rua André de Barros até a Praça Generoso Marques.
As obras na região central fazem parte da revitalização da Marechal Floriano Peixoto e Lourenço Pinto, que receberão duas novas linhas de ônibus. Uma dela é a Pinheirinho/ Centro, que sairá do Terminal do Pinheirinho, passará pela Linha Verde e entrará na Marechal Floriano Peixoto e Lourenço Pinto para chegar ao Centro. A outra é o biarticulado de linha direta do Boqueirão, chamado de ligeirão.
De acordo com o coordenador de obras da Linha Verde, Wilson Justus, o bloqueio simultâneo dos cruzamentos na região central é necessário para evitar que a obra se prolongue por tempo demais. "Se fizermos um cruzamento de cada vez, a obra vai se prolongar demais. Está se aproximando o fim de ano e os bloqueios poderiam atrapalhar o comércio. Já que está atrapalhando o trânsito, o melhor é tentar fazer o trabalho mais rápido possível", diz.