Obras no ponto turístico devem ser concluídas em abril de 2011| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Assim que a Rua 24 Horas for reaberta, a administração do local que já foi um dos principais cartões-postais da cidade será feita por um único contratante – estabelecido por uma empresa ou um consórcio. É o que prevê o edital de licitação para o serviço, a ser aberto no início de outubro pela Urba­nização de Curitiba S/A (Urbs). O contrato terá prazo de dez anos, com a possibilidade de ser renovado por mais uma década.A gestora da área de Pla­nejamento Organizacional da Urbs, Rosane Gonçalves, afirmou que nem todas as lojas precisarão funcionar 24 horas. O horário de funcionamento dependerá do contratante. Embora o conceito inicial da atração turística fosse um logradouro com atividades que funcionassem sem parar, depois de um tempo as lojas da rua já não ficavam abertas o tempo todo, o que acabou descaracterizando o projeto.

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O vencedor da licitação terá uma área de 956 metros quadrados para ser ocupada. O edital apresentará algumas sugestões de ramos para ocupar a Rua 24 Horas, como loja de chocolates, revistaria, livraria, autoatendimento de bancos, farmácia, cybercafé, souvenires, câmbio, agência de turismo, correio, confeitaria, artesanato, praça de alimentação, sorveteria, tabacaria e perfumaria.

Não será imposto o tipo de estabelecimento – desde que esteja de acordo com a legislação. Segundo Rosane, será exigido que o contratante oferte produtos e serviços voltados ao turismo e que sejam de interesse do cidadão curitibano. O administrador poderá alugar as lojas para terceiros, desde que os produtos e serviços ofertados sejam aprovados pela Urbs e pelo Instituto de Pes­quisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

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A Rua 24 Horas está abandonada desde 2007. Em 2008, a prefeitura tentou ocupar o espaço, mas não houve interessados porque o contratante teria de arcar com os custos da reforma. A restauração do espaço teve início em junho de 2010 e deve terminar em abril de 2011. O investimento da prefeitura para a revitalização é de R$ 3,84 milhões.

Entre os itens em reforma estão o piso, as redes hidráulica e elétrica e a cobertura de vidro está sendo substituída por um material com isolamento térmico e acústico. Também estão sendo trocadas placas de vidros e de cimento e luminárias antigas.

O vencedor da licitação deve ocupar o local logo após o término das obras. Contudo, ainda não foi definido o valor que os interessados terão de pagar ao município para administrar o local. Para atrair um maior número de visitantes para o local, um ponto de ônibus da Linha Turismo será instalado no local.