O novo edital do metrô de Curitiba pode ser lançado dentro de 90 dias. A expectativa é do secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, que nesta segunda-feira (10) participou da reunião da Comissão Especial do Metrô da Câmara de Vereadores. Scatolin afirmou aos parlamentares que o cenário econômico e político atual não é positivo, mas que a administração tem feito “todos os esforços” para viabilizar a obra do metrô antes do final do ano.
O processo licitatório do metrô foi suspenso pelo Tribunal de Contas (TC) do Paraná em agosto do passado e seu reinício foi condicionado à reformulação de partes do edital. Um ano depois, contudo, o edital ainda não foi lançado.
Embora o secretário tenha dado uma estimativa de prazo, segue o impasse orçamentário da obra. A Prefeitura de Curitiba pediu um reajuste no valor inicialmente prometido pelo governo federal para a obra, mas o Ministério das Cidades ainda não deu retorno ao pleito. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta de Planejamento e Administração, outra possibilidade, caso haja uma negativa do governo federal, é rever o valor do desembolso previsto para a iniciativa privada. O orçamento atual da obra é de R$ 4,691 bilhões, valor dividido entre União, iniciativa privada, prefeitura da capital e governo do estado.
O projeto do metrô prevê 21 estações ao longo de 22,4 km entre Santa Cândida e a CIC.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora