Brasília O novo ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto, que até agora era o secretário-executivo do ministério, concedeu ontem sua primeira entrevista e anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de liberar um reforço de R$ 42,6 milhões para o seguro agrícola.
Guedes Pinto assume o comando da pasta no lugar de Roberto Rodrigues, que anunciou sua saída na quarta-feira.
A escolha do secretário-executivo já era esperada e foi uma solução técnica. Com isso, dissipam-se os rumores de que o ministério seria negociado com partidos políticos em meio à campanha eleitoral. Ele disse que manterá a mesma linha técnica e política de Roberto Rodrigues.
Ao ser perguntado sobre sua relação com a bancada ruralista, Guedes disse que manterá o relacionamento e o diálogo estreiro com todos os segmentos vinculados ao setor agrícola e que esta foi uma orientação do presidente Lula.
O nome de Guedes Pinto foi confirmado pelo ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, depois de encontro de Lula com Rodrigues e Guedes em que foi acertada a transição.
A posse do novo ministro será na segunda-feira, às 17 horas. Guedes disse que é amigo há mais de 45 anos de Rodrigues e que será um enorme desafio substituí-lo.
Roberto Rodrigues comunicou sua saída ao presidente Lula na terça-feira, em jantar no Palácio da Alvorada.
Ao justificar a decisão, que surpreendeu até membros de sua equipe, Rodrigues disse que estava saindo por considerar que já cumpriu sua missão no cargo. Problemas de doença na família, inicialmente alegados por governistas como Romero Jucá (PMDB-RR), foram descartados pelo próprio Rodrigues.
Sem atirar contra o governo, ele deixou claro, entretanto, que antecipou em seis meses sua saída porque não tinha mais como brigar por mudanças que considerava fundamentais, como a redução de impostos sobre produtos agrícolas.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora