Foi lançado nesta terça-feira em Curitiba o novo modelo paranaense da Carteira de Identidade (ou o popular RG). Além do novo documento, o Instituto de Identificação do Paraná anunciou também que foi criado um banco de dados atualizado e digitalizado que facilitará a identificarão de criminosos a partir de informações colhidas no local dos crimes.
Todas as carteiras solicitadas no Paraná a partir desta terça-feira serão emitidas no novo modelo, que é inteiramente digitalizado. No documento, a impressão digital, a fotografia e a assinatura serão digitalizadas e impressas. O número do Registro Geral (RG) também estará impresso na frente do documento e não apenas no verso. Vários outros sistemas de segurança como marca d´água, impressão de microletras e código de barras servirão para garantir a legitimidade do documento.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, delegado Luiz Fernando Artigas, o documento não poderá ser plastificado. "Ela virá com uma película protetora, mas não poderá ser, de maneira alguma, plastificada pelo usuário. Isso porque a qualquer momento a autoridade policial, ou até mesmo lojistas treinados, poderão verificar a autenticidade da carteira", disse em material divulgado pela Sesp.
Outra vantagem deve ser a diminuição no tempo de espera para o recebimento da carteira. Depois de solicitada em um posto de atendimento do Instituto de Identificação, a pessoa receberá o documento no prazo de três a cinco dias úteis. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, esse prazo, nos primeiros meses, poderá ser um pouco maior até o sistema esteja funcionando normalmente. Todos os documentos, que antes eram feitos no próprio Instituto, agora vão digitalmente para a Celepar, que passa a ser a responsável pela impressão das novas carteiras.
O anúncio foi feito oficialmente pelo secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari, em evento que contou com a presença do presidente da Celepar, Marcos Mazoni, do diretor do Instituto de Identificação, delegado Luiz Fernando Artigas e outras autoridades. Segundo Delazari, o novo modelo diminuirá o tempo de emissão do documento e dificultará as falsificações.
Implantação do serviço
Até o início da segunda quinzena de março não haverá nenhuma mudança para o usuário no processo de solicitação das carteiras. As pessoas devem continuar pagando as guias (R$ 10,39 para a 1.ª via) e apresentando todos os documentos necessários (ver abaixo). Os documentos, as fotos, impressões digitais e a assinatura serão escaneados para a digitalização.
A partir da metade do mês, todos os postos de identificação de Curitiba estarão completamente informatizados. Com isso, o usuário não precisará mais "sujar os dedos", já que tanto a assinatura, quanto a coleta das digitais, serão feitas por meio de um equipamento eletrônico nos mesmos moldes da carteira de motorista feita pelo Detran.
No interior do estado, a informatização vai demorar um pouco mais. Em Londrina, no Norte, o processo estará terminado em 31 de março e em Cascavel, no Oeste, até 30 de abril. Depois disso, a Sesp tentará convênios com as prefeituras para informatizar os postos em todo o estado.
Outra mudança
Segundo a assessoria de imprensa da Sesp, em breve será instituído um prazo de validade para as carteiras de identidades. O objetivo é que, periodicamente, as pessoas refaçam as carteiras para que o banco de dados possa ter sempre fotos e endereços atualizados.
Serviço
O Instituto de Identificação do Paraná solicita os
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