Os moradores da Ilha do Mel, em Paranaguá, pedem participação nas discussões e mais informações sobre o projeto de lei que prevê novo plano diretor para o local. "Fiquei sabendo pela imprensa", reclama o secretário da Associação de Moradores de Encantadas, João Lima de Oliveira. "Seria interessante que a comunidade tivesse a oportunidade de analisar os pontos."
Segundo o coordenador do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na ilha, Reginato Bueno, foi enviada cópia do projeto a diversas entidades representativas, que o aprovaram. "As pessoas interessadas em receber o conteúdo deveriam ter nos procurado", diz.
O representante da associação reivindica participação na fiscalização do destino das taxas cobradas de turistas e moradores. "Existe um conselho gestor de que participam moradores e governo", lembra. "É ele quem fiscaliza e opina sobre os recursos. No entanto, desde abril de 2007 ele não funciona."
Boa parte dos moradores aprova o novo plano diretor. "Se barrarem que forasteiros venham aqui e ganhem dinheiro durante a temporada, vão ajudar a fortalecer o comércio local e a comunidade", diz o comerciante Luis Carlos Brindarolli, de 62 anos.
Para o professor Nabhor Macedo, 44, a proibição de venda de imóveis criará uma barreira contra a especulação imobiliária. "Existe muita gente que consegue a concessão de terrenos, constrói casas e pensões e nem é daqui", lembra. "Apenas ganha dinheiro e nem sequer vive ou se preocupa com o local."
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora