Após um mês de testes no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) começa a implantar segunda-feira o novo sistema de habilitação. A novidade é a obrigatoriedade do curso de atualização de Primeiros Socorros e Direção Defensiva para renovar a carteira de habilitação.
O sistema começa a operar na 73.ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araucária. Na última semana do mês, o sistema será implantado nas Ciretrans de Ponta Grossa, Imbituva, Carambeí, Castro e Irati. Em Curitiba, a implantação é no dia 3 de abril.
Com o novo sistema, o motorista que precisar renovar a habilitação terá que optar por freqüentar 15 horas de aula num Centro de Formação de Condutores de sua escolha ou agendar a prova com 30 questões no Detran. A prova é gratuita e pode ser feita até duas vezes. O candidato que não atingir 70% de acerto nas duas tentativas terá que fazer o curso presencial.
A exigência da prova ou curso é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e vale para os motoristas habilitados antes de 1998. Os que não passaram pelo curso, terão que fazê-lo no próximo vencimento do documento.
A renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora