Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Supersalários

Novos deputados decidirão reajuste

Brasília – Uma das primeiras polêmicas que tomará conta do Congresso em 2007 será a discussão do valor do reajuste salarial para os deputados e senadores. A decisão ficará nas mãos dos parlamentares que tomarão posse em 1.º de fevereiro. Hoje, a tendência é que os congressistas aumentem os salários em 28,4%, que corresponde à reposição da inflação nos últimos quatro anos. Isso representa um vencimento de R$ 16,5 mil.

As articulações para definir o valor da elevação ganharão força em janeiro, durante a campanha dos candidatos a presidência da Câmara. O acréscimo salarial é uma reivindicação dos deputados, principalmente daqueles do chamado "baixo clero" - pouco conhecidos.

A discussão do reajuste salarial dos parlamentares tomou conta da última sessão deliberativa da Câmara desta legislatura turbulenta, na qual deputados envolvidos com o "mensalão" e a máfia das ambulâncias foram absolvidos. Na sessão, que se transformou em lavagem de roupa suja, deputados revezaram-se na tribuna para acusar uns aos outros de hipocrisia.

Rebelo presidiu uma das sessões mais tensas da gestão. Mostrando irritação, o presidente da Câmara foi ríspido com os deputados, ensaiando um rápido bate-boca com Paulo Delgado (PT-MG). Durante a votação da lei de incentivos ao esporte, Delgado reclamou da presença de atletas no plenário.

Ele disse que a Câmara parecia "um bordel". Rebelo reagiu: "Não venha descarregar o seu ressentimento tardio sobre a Casa nem sobre a minha pessoa, por favor." Há duas semanas, Delgado foi derrotado pela Câmara para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Não faltaram ainda troca de acusações sobre o reajuste salarial. "É a sessão mais canalha de toda a história do Congresso. Estão buscando bandido e mocinho", resumiu o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). "Aqui, não há consenso nem para aprovarmos minuto de silêncio", completou o líder do PTB, deputado José Múcio Monteiro (PE).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.