Os 46 novos radares que estão em funcionamento há 40 dias já aplicaram mais de 30 mil multas nesse período. A previsão é de que até o começo de julho, outros 94 equipamentos comecem a funcionar. De acordo com o telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPCTV, um único aparelho, instalado na Avenida Sete de Setembro, entre a trincheira das ruas Ubaldino do Amaral e José de Alencar, já aplicou mais de 6,3 mil multas em um mês, uma média de mais de 200 registros por dia.
No local, as faixas no asfalto e as placas que indicam o limite de velocidade, que nesse caso é de 40 km/h, estão visíveis. Mas o que está causando insatisfação entre os motoristas é que os radares antigos ainda não foram retirados. Esses equipamentos têm o poste pintado de verde e estão desligados desde abril.
Em algumas avenidas, os radares estão posicionados muito próximos um do outro. Para os condutores, a dúvida é saber qual radar está funcionando efetivamente ou se os dois aparelhos podem registrar as infrações. A prefeitura garante que nesses casos apenas os novos equipamentos controlam a velocidade.
Veja no mapa a localização aproximada dos radares de Curitiba