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informatização

Novos serviços incluem transmissão eletrônica de certidões e Selo Digital

A assinatura do convênio no Tribunal de Justiça do Paraná marca, também, a disponibilização imediata de outros dois serviços à população. O primeiro é o Selo Digital, que deverá substituir as etiquetas em todos os documentos emitidos pelos cartórios do estado. O recurso garantirá maior segurança aos serviços e permitirá que os documentos sejam rastreáveis, além de facilitar a adequação ao processo de informatização e digitalização dos cartórios extrajudiciais.

Para o usuário, a grande vantagem é poder consultar a autenticidade dos documentos e informações sobre o ato, o cartório e as partes envolvidas no processo. As consultas podem ser realizadas pelo site do Fundo de Apoio ao Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Funarpen-PR).

Certidões

A segunda mudança é a possibilidade dos cartórios realizarem a transmissão eletrônica de certidões – de nascimento, casamento e óbito. O sistema de Transmissão Eletrônica de Certidões dos Cartórios de Registro Civil vai permitir que o cidadão localize um registro e solicite uma certidão sem precisar se deslocar até o cartório de origem do documento. Assim, o usuário faz o pedido em um cartório próximo à sua residência e, através de um sistema criptografado, o documento é transmitido eletronicamente ao cartório onde o pedido foi feito para ser impresso, certificado e entregue na hora ao usuário.

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