Boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (15) pela Defesa Civil Estadual aponta que já são 24,6 mil os afetados pelas chuvas, vendavais e tornados que atingiram o Paraná desde a última sexta-feira (10). O total de municípios atingidos subiu para 46 e o de casas danificadas para 3.127 (11 delas consideradas destruídas). O número de desalojados (pessoas que tiveram que ir ficar com parentes ou amigos) chegou a 239, sendo que nove outras estão desabrigadas.
Doações
O Provopar estadual está reunindo doações: preferencialmente alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, colchões, roupas e agasalhos, que podem ser entregues nas ruas Hermes Fontes, 315, no Batel, e Sergipe, 1712, Vila Guaíra, em Curitiba.
Família se preparava para “parabéns” quando casa foi destruída por tornado
Residência na comunidade rural Km 8 abrigava cerca de 15 pessoas quando o fenômeno a atingiu. Crianças foram colocadas embaixo da mesa para proteção
Leia a matéria completaO número de feridos se manteve em 71, sendo que os tornados em Francisco Beltrão e em Mariópolis, ambas no Sudoeste, foram responsáveis por 69 deles. Os outros dois ficaram feridos após um vendaval em Rondon, no Noroeste. A única vítima fatal foi registrada em Araruna, na região Centro Ocidental do Paraná. Trata-se de um jovem que tentou atravessar um rio durante um temporal de sexta-feira para sábado (11) e foi arrastado pela correnteza. Seu corpo foi localizado na terça-feira (14).
INFOGRÁFICO: Entenda como um tornado é formado
Moradores ainda tentavam entender na terça-feira o que aconteceu no Sudoeste do Paraná. Dois tornados deixaram um rastro de destruição em municípios da região, na noite de segunda-feira (13). Francisco Beltrão e Mariópolis foram as cidades onde os fenômenos foram registrados. Na primeira, a Secretaria de Desenvolvimento Rural divulgou um balanço inicial no qual estima em R$ 5 milhões os prejuízos iniciais causados pelos fortes ventos, que atingiram principalmente as comunidades rurais de Km 8 e Linha Hobold. São pelo menos 25 propriedades que tiveram danos nas residências ou na atividade agrícola
Ao analisar as imagens de casas de alvenaria devastadas, veículos arrastados, animais mortos e árvores retorcidas, o Simepar confirmou que as duas localidades foram impactadas pela mesma tempestade. Contudo, como as cidades distam 70 quilômetros uma da outra, o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, acredita, depois de analisar vídeos e fotos, que houve a incidência de dois tornados. Em alguns pontos, os ventos ultrapassaram os 200 km/h.
Chuvas e ventos fortes causam prejuízos também em SC
Folhapress
Além do Paraná, as chuvas e vendavais já deixaram dois mortos e oito feridos em Santa Catarina, segundo boletim divulgados pelas Defesa Civil do estado.
Por lá, 45 cidades foram afetadas pelas chuvas, prejudicando 2.870 pessoas. De acordo com o boletim, cerca de 880 imóveis e 20 edifícios públicos foram danificados ou destruídos, além de 16 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas. No entanto, até o momento o órgão contabiliza 24 desalojados e 40 desabrigados.
Uma das cidades mais atingidas pela chuva foi Maravilha que teve danos em toda a malha viária, duas passarelas, uma ponte arrancada e duas danificadas.
A chuva também destruiu três casas, danificou outras 40, além de 20 repartições públicas e cem comércios. A Defesa Civil informou que três pessoas ficaram feridas -uma delas em estado grave- o número de moradores afetados pela chuva supera 2.000 pessoas.
Na cidade de Coronel Freitas, uma pessoa morreu e dez famílias estão desabrigadas devido às chuvas. Além disso, também foram registrados alagamentos pontuais na cidade e danos em imóveis e no comércio.
Em São Joaquim, um vendaval destelhou parcialmente três casas e deixou uma pessoa morta. Já no município de Abelardo Luz, outro vendaval destruiu duas casas, deixando cinco pessoas feridas, duas deles em estado grave.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião