O número de municípios de Santa Catarina com registro de problemas causados pela chuva nos últimos dias chega a 17, segundo a Defesa Civil Estadual.

CARREGANDO :)

Em Nova Veneza, até a noite de sábado (3), 160 pessoas estavam desalojadas (tiveram que ir para casa de parentes e amigos) e 36 desabrigadas (foram para abrigos públicos). Já em Araranguá, quase 300 pessoas tiveram que deixar seus imóveis.

A Defesa Civil informa que a BR-101 está interditada na altura de Araranguá, devido a um alagamento. Na manhã deste domingo (4), o nível de água na pista atingia 1,5 metro.

Publicidade

Como há previsão de mais chuva, a condição de alerta foi mantida, principalmente no Sul do estado. "Muitos rios já transbordaram no Sul e outros estão no limite. A população deve ficar atenta e obedecer as recomendações da Defesa Civil, bombeiro e Polícia Militar", diz o gerente do Departamento de Defesa Civil, major Emerson Neri Emerim.

Os municípios com registro de problemas são: Jaguaruna, Turvo, Araranguá, Criciúma, Tubarão, Forquilhinha, Urussanga, Sideropólis, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Nova Veneza, Laguna, Lauro Muller, São Martinho, Meleiro e Içara. Desse total, quatro já decretaram situação de emergência.

Acúmulo de água

Entre sexta-feira (2) e sábado, o acúmulo de chuvas no Sul de Santa Catarina chegou a mais de 200 milímetros. O diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, diz que a população que vive em áreas de risco é orientada a sair de casa. "Sempre que há risco as famílias são retiradas por medida de segurança, quando a situação normalizar as pessoas poderão retornar", explica.

No sábado, um trecho na altura do quilômetro 46,3 da SC-445, entre Criciúma e Forquilhinha, foi interditado para passagem de automóveis, pela Polícia Rodoviária Estadual. O trânsito também foi impedido nos quilômetros 30 e 34 da SC-416, entre Jaraguá e Pomerode, devido à queda de barreira.

Publicidade

As chuvas já causaram estragos em Santa Catarina no fim do ano passado. Entre novembro e dezembro, 135 pessoas morreram em conseqüência de alagamentos e deslizamentos.