A Defesa Civil publicou, no final da tarde desta segunda-feira (22), um boletim atualizado com os danos causados pelas chuvas que atingem o Paraná desde o último sábado (20). De acordo com o relatório, 1.613 pessoas foram desalojadas, sendo 1,4 mil do município de Santa Cecília do Pavão, a 46 km de Londrina, no Norte do estado.
O número total, no entanto, ainda deve subir, já que duas cidades próximas, Abatiá e Centenário do Sul, tiveram estragos semelhantes a Santa Cecília do Pavão, de acordo com a coordenação da Defesa Civil na região. Os desalojados destas áreas ainda não estão contabilizados no relatório, mas as autoridades informaram que moradores de 500 residências em Abatiá e 120 em Centenário do Sul também tiveram que deixar suas casas.
A alta taxa de desalojados nestas cidades, segundo a Defesa Civil, é fruto da ocorrência de granizo, que destruiu os telhados das residências e forçou as pessoas a saírem. Em Santa Cecília do Pavão, 200 pessoas tiveram que recorrer a abrigos públicos, segundo o documento. Em Londrina, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), quase 8 mil residências também ficaram sem energia no domingo.
Curitiba
Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas na capital paranaense durante o final de semana. O falecimento aconteceu na madrugada do dia 21 no bairro Uberaba. Cleonice Cristine Machado, de 18 anos, estava dentro de uma casa que foi atingida pelo desabamento da cobertura de um sobrado em construção no mesmo terreno. Ela não resistiu aos ferimentos. A obra, segundo a Defesa Civil, não tinha alvará.
Duas adolescentes e um rapaz que estavam na casa foram socorridos e levados ao Hospital Cajuru uma menina de 11 anos, uma adolescente de 17 anos e um jovem de 25 anos. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, a Fundação de Ação Social (FAS) foi ao local para prestar auxílio aos moradores. Entre a noite do sábado e a madrugada de domingo, pelo menos 216 mil domicílios ficaram sem energia elétrica na Região Metropolitana de Curitiba.