Veja a reportagem sobre os transplantes em vídeo

CARREGANDO :)

Depois de um longo período em crescimento, o número de transplantes de órgãos vem caindo no Paraná.

Segundo informações do telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPC TV, em 2009, cerca de 20 rins foram doados por pessoas falecidas mensalmente. Neste ano, a média mensal caiu para apenas oito apenas transplantes.

Publicidade

Os transplantes do coração também registram queda. No ano passado, foram realizados 23 procedimentos no estado. Em 2010, até setembro, ocorreram sete transplantes e 46 pessoas aguardam na fila por uma doação.

A organização responsável por coordenar os procedimentos é a Central de Transplantes, do governo estadual. Para a coordenadora da central, Shirley Nascimento, um dos motivos para a queda do número de transplantes é exigência maior dos profissionais no momento de optar por realizar os procedimentos. Já o médico Felipe Mendes apontou que o número de doadores mortos no trânsito está aumentando e a quantidade de famílias que aceitam doação também cresceu. "O Paraná tem um ótimo serviço de transplante. Talvez seja uma questão de gerenciamento, de organização", declarou em entrevista ao telejornal.