Enquanto os aeroportos Afonso Pena, na região de Curitiba, Governador José Richa, em Londrina, e Silvio Name Júnior, em Maringá, apresentavam movimento considerado tranquilo nesta manhã, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, já começou o dia com fluxo de passageiros acima do normal nesta quarta-feira (23). Apesar disso, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 9 horas, não houve registro de transtornos. Nenhum voo havia sido cancelado ou registrado atraso superior a 30 minutos no terminal.
Segundo a Infraero, por dia transitam pelo terminal de Foz do Iguaçu 1,3 mil passageiros em média, entre pessoas que embarcam e desembarcam em aeronaves. Para esta quarta-feira (23) está prevista a passagem de 1.606, número 23,5% acima do normal. Dois voos extras partirão do local.
No Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região de Curitiba, o número de voos também será maior que o normal nesta quarta, mas até as 9h30 a Infraero ainda fazia um levantamento da quantidade de operações adicionais planejadas pelas companhias. O movimento no terminal nesta manhã, entretanto, era considerado tranquilo, já que a maior concentração de voos está prevista para o período da tarde.
Embora o terminal operasse sem restrições para pousos ou decolagens, até as 9 horas duas operações haviam apresentado problema. Um voo com destino a Belo Horizonte (MG) havia sido cancelado e um que iria para Porto Alegre (RS) registrou atraso superior a 30 minutos. Ainda segundo a Infraero, historicamente o maior movimento no Afonso Pena no período de fim de ano é registrado entre os dias 23 e 24.
Nos aeroportos Governador José Richa, em Londrina, e Silvio Name Júnior, em Maringá, por volta das 8h50 o movimento era considerado normal e não havia previsão de voos extras. Ambos os terminais operam em condições visuais desde o início do dia e não registraram atrasos ou cancelamentos até as 9 horas, segundo a Infraero.
Rodoferroviária de Curitiba
Na Rodoferroviária de Curitiba, a grande quantidade de passageiros que chegavam já complicavam o trânsito por volta das 9h30 desta quarta. Agentes de trânsito foram deslocados para as principais ruas que dão acesso à rodoviária para orientar os motoristas que passam pela região. Ao longo de todo o dia, a previsão é que 29 mil passageiros embarquem em ônibus para deixar a cidade. Segundo a Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs), ainda nesta manhã, pessoas que ainda estavam atrás de passagens formavam longas filas nos guichês, principalmente das empresas que fazem linhas estaduais.