O número de doadores de sangue está abaixo da média e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) tem encontrado dificuldades para manter os estoques. A média diária de doadores está em torno de 70, número 46,6% inferior ao patamar considerado ideal, fixada em 150 coletas de sangue por dia.
De acordo com o Hemepar, a situação pode se agravar se o número de doadores não aumentar nos próximos dias. Isso porque a demanda por sangue é maior no carnaval, em função da maior ocorrência de acidentes de trânsito e outros agravos de saúde.
Em Curitiba e Região Metropolitana, o Hemepar atende 40 hospitais, entre eles o Hospital do Trabalhador, Hospital Angelina Caron e Hospital São Lucas, responsáveis pelo atendimento de urgências, traumas, transplantes, cirurgias cardíacas, entre outras doenças que exigem transfusões sanguíneas. Os tipos de sangue mais requisitados são O positivo e negativo, mas toda doação é importante.
Serviço:Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar)Endereço: Travessa João Prosdócimo, nº 145, no Alto da XVAtendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30; no sábado, das 8h às 18h. Mais informações: 0800-6454555 e (41) 3281-4000
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião